quarta-feira, 24 de junho de 2015

Aqui vai algumas dicas profissionais para aqueles artistas que não conseguem desenhar com perfeição uma boca

A chave para desenhar um rosto com perfeição é parecido com o que precisamos para retratar uma boca sobre as telas, e sobre os papéis em branco com uma boa qualidade. Devemos sempre considerar e levar em consideração na hora de começar um retrato que os olhos é a alma do retrato, por isso é umas das principais partes da obra. Logo em seguida, em ordem de importância vem a boca de um retrato, pois essa parte do rosto transmite muita emoção também, além de outros sinais e mensagens que podem ser enviados para as pessoas que são incontáveis. Saber como desenhar bem uma boca é um trabalho e atividade onde algumas pessoas falam que tem que o famoso 'dom' para exercer isso não é uma verdade. Os próprios profissionais do desenho e pintura confirmam que isso é uma lenda, e qualquer pessoa que esteja disposta a começar pode sim ter uma obra publicada com ótima qualidade. O mesmo podemos falar para desenhar uma boca, por mais que pareça impossível, somente com bastante treinamento e repetição que irá chegar a perfeição da execução do desenho. O importante é não desitir e praticar.




Algumas dicas e passos para desenhar uma boca:

Iniciando os trabalhos, vamos definir a localização e o tamanho da boca a ser desenhada na tela ou na papel. Essa parte é muito importante pois é o alicerce do desenho, errando aqui tudo fica mais difícil para consertar depois, por isso fique atento e só continue após ter certeza do acerto.

Após isso vamos começar a planejar a proporção da boca em relação aos demais elementos que compõe um rosto humano. Essa é uma ótima dica: sempre ligue os elementos de uma obra, seja no tamanho, seja no alinhamento e na continuidade.

O próximo é pegar o lápis e começar a rabiscar o esboço da boca, de forma leve para não manchar o papel caso tenha que apagar.

Agora temos que dar vida ao elemento, com luzes e sombras, essa é uma das partes mais legais do desenho, pelo menos para mim. Sem marcar muito o lápis comece a delinear a localização das sombras e luzes dentro do esboço realizado anteriormente. Faça isso com pouca intensidade, ou seja, não faça muita força no lápis, pegue leve no rabisco.

Comece agora os maiores detalhes do desenho pelo lábio de cima da boca, adicionando mais efetivamente sombra e luzes dando mais vida ao desenho e realizando o efeito 3d sobre o papel.

Fique atento aos tamanhos dos lábios superior e inferior e após definir seus tamanhos faça um traço dividindo as duas partes da boca. Aqui mesmo comece a pintar de forma leve e constante a sombra próxima a linha de divisão dos lábios. Tanto no superior, quanto no inferior faça isso de forma leve e dando repetidas pinceladas sobre o papel para que o efeito seja percebido aos poucos.






Agora para dar as luzes do desenho utilize a limpa-tipos, uma borracha especial, para apagar as partes onde haverá as luzes do desenho. Com esse passo realizado o aspecto de realidade irá começar a aparecer. Se necessário, apague mais de uma vez para que não fique manchado (caso ocorra).

Com isso feito, vamos começar a realizar os detalhes da obra. As ranhuras são um detalhe importante para dar um aspecto de realidade ao seu trato. Faça as ranhuras com o lápis e borracha, traçando um linha não contínua e torta e após isso apagando ao lado do traço feito, isso vai dar uma alusão de profundidade que são oriundas da ranhura da boca.

Feito isso, comece com a parte de baixo e de cima, mas de fora da boca. Fazendo o mesmo trabalho de sombras e luzes para completar o processo e o desenho. Note que a parte superior da boca tem uma linha de luz que inicia os lábios e a parte de baixo da boca tem uma escuridão após o fim dos lábios, verticalmente falando.







Finalizando esse passo, você acabou seu desenho. Como já falamos sempre pratique muito, e não fique iludido acreditando que tudso irá sair perfeitamente bom na primeira vez que desenhar, em sua tentativa. Isso não contece com quase nínguem. Por isso a prática é a chave para o sucesso e para a perfeição, faça esse processos repetidas vezes até absorva o processo e depois consiga fazer por si só, sem a consulta ao passo-a-passo.

Espero que tenha gostado das dicas e do passo-a-passo e que coloque tudo isso em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário